A Moda Feminina Nos Anos 30

14:31

Os Anos 30 são marcados pela Crise e Pelo Glamour, bem sabemos que em 1929 aconteceu a queda na bolsa de valores. A década de 30 começa com o reflexo que a crise mundial causava, muitas pessoas ficaram pobres, empresas haviam falido e o desemprego reinava. Historicamente falando foi uma época triste, aonde as pessoas não podiam gastar tanto com a moda, então as roupas se tornam menos ousadas, homens e mulheres usavam um visual mais sóbrio, mais adulto e sofisticado.



As mulheres na década de 20 eram consideradas andróginas, de cintura arretada, já em 1930, as curvas voltavam com tudo, redescobertas elas voltam de uma forma muito refinada.

Se nos Anos 20 a moda eram os cortes Chanel e a La Garçonet, agora os fios e madeixas começavam a crescer.
As saias ficaram mais longas até o tornozelo ou 2 palmos abaixo dos joelhos e os vestidos eram mais justos e com cortes mais arretados.  A novidade da época eram os cortes enveisados ou em formato godê. Decotes profundos nas costas dos vestidos de noite davam um ar de sensualidade, aqui as costas se tornavam a nova zona erógena. De fato, naquela época, muitos vestidos eram feitos para serem visto num ângulo traseiro mesmo, isto é, de trás, até os vestidos de dia tinham que mostrar as costas um pouco mais que o comum. As saias estavam justas nos quadris e pela primeira vez na história revelavam as formas das nádegas, isto é, o bum bum estava exposto.



Vestidos usados para passeio durante o dia



Os ombros por sua vez, agora estavam destacados, a cintura voltou ao seu lugar correto. Os suéteres entraram em voga como peça diária informal. Os conjuntos surgiram nesta época para alegrar
à todas as mulheres, peças como vestidos, sais ou casacos que podiam combinar entre si e coordenadas com luvas, chapéus e bolsas. As formas eram inspiradas nas formas classicistas, muitas queriam parecer altas, e por isso faziam a cabeça parecer mais pequena, com cabelos penteados bem junto aos coro cabeludo, isto é, a cabeça, grudados, como se ''a vaca tivesse lambido''. O Chapéu Cloche popular dos anos 20's deu lugar a boina, que era usada de lado.


Diferentes tipos de calçados foram criados nos anos 30's, tais como a sapatilha, modelos de tiras com o tornozelo, saltos em tamanho médio, grossos ou não, pontas bem arredondadas, sapatos bicolores e os sapatos pump ( sem presilha para os prederem que obviamente deixam o peito do pé a mostra.)

Vestidos de Noite.


Como as curvas femininas voltavam a ser destaque, os seios voltaram a ser valorizados também, eram se usados sutiãs e uma cinta ou espartilho, que era mais leve do que os do Sec. XIX, as formas eram marcadas de forma mais natural. 

Os materiais eram mais baratos, afinal, eram tempos de crise e se precisava economizar a casimira e o algodão de tornaram panos reais para vestidos de noite e nesta época as mulheres começaram a costurar em casa, para que pudessem economizar dinheiro. Tecidos laváveis e os primeiros tecidos sintéticos foram criados nesta época, como o cetim e o nylon que foi usado na fabricação de meia calça a partir de 1939.

Os estilista mais famosas da época eram Madame Grès (Que inventou o tubinho preto), Madelaine Voionnet, Jeanne Lavin, Edith Head, Elsa Schiaparelli  e Coco Chanel que ainda dava um caldo bom. 

No final dos anos 30 com a proximidade da guerra as roupas começaram a tomar um aspecto mais militar, algumas peças eram preparadas para dias mais difíceis, como as saias que vinham com uma abertura lateral, para facilitar o uso de bicicletas. Com a guerra muitos estilistas fecharam suas Maisons ou saíram da França e foram para países que ainda não estavam em guerra. 

O estilo dos anos 30's é constantemente revistado em desfiles de moda, editoriais de moda, Red Carped, ou a famosa silhueta grega. 

Para mais informações veja o Moda Das Subculturas. 



You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos