Bob Esponja e a Teoria dos 7 Pecados Capitais

11:41




No sense e até mesmo fabuloso, esse desenho é responsável por cativar e deixar rindo igual idiota qualquer adulto ou criança que o assista – e tenha um mínimo de senso de humor e goste de desenhos, é claro. 

Apesar disso, por trás dos carismáticos e bobos personagens, como em todo desenho infantil, há muito que os olhos de um inocente não vêem. Como a teoria de que, na verdade, os personagens seriam baseados nos sete pecados capitais, que nem de longe é algo que eu teria pensado por conta própria. Claro como sempre tem que ter uma teoria para destruir a nossa infância.

Depois de um comentário que afirma que cada personagem principal do desenho é um tipo de pecado, feito pelo diretor do desenho, incluído na versão para DVD do episódio “Plankton!”, os fãs entraram em rebuliço. Apesar do autor do comentário não explicar quem é quem, a teoria é a seguinte:

 Plankton



A Existência básica deste personagem é descobrir a formula de sucesso do Siri Cascudo para poder copia-la e obter um sucesso parecido ou digamos que até maior. Veja bem, ao invés de tentar formular o próprio negócio ou a própria receita, Plankton passa dias e dias de sua pequena vida a tentar roubar esta receita para se dar bem financeiramente, e claramente é isso que a Inveja faz conosco. Ela nos impede de montarmos nossos próprio planos ou seguir a nossa vida e nos faz ficar ocupado demais remoendo o porque do sucesso alheio e por vezes no faz tentar atrapalhar o sucesso do próximo, o desenho mostra de claramente  a inveja não nos leva a lugar algum ao não ser para inércia.


Sr. Sirigueijo 




A união da ganância, do egoísmo e da ambição formam a Avareza.  Esta relação acaba se tornando a mais percebível entre todas, afinal o personagem aqui citado tem medo de gastar o próprio dinheiro e assim ele fica cada vez mais rico, pois vive a acumular dinheiro, sempre acumulando. 


Patrick 




Mora debaixo de uma pedra e nunca faz nada sem ser empurrado pelos outros. Em um dos episódios, recebe o título de “alguém que nunca fez nada por mais tempo do que ninguém”. A preguiça domina tanto a vida desta personagem que ele apenas fica imóvel e quando faz alguma coisa sempre encontra certa dificuldade. E sim a preguiça realmente faz isso conosco, não nos permite seguir nossos objetivos nos colocando sempre no mesmo lugar, como se houvesse um peso que nos impedisse, como se esse peso fosse a casa de pedra dele tão pesada.


Sandy




A Soberba se trata da união de 3 pecados, a Vaidade, a Alto-Suficiência e o Orgulho e Sandy representa muito bem isto, além de querer fazer sempre tudo sozinha, mostrando que não precisa da ajuda de ninguém ela está sempre forçando se mostrar a melhor de todos, afinal ela é a ''única criatura viva do sol presente debaixo do mar'' o que a torna diferente dos demais, quase exclusiva. Além do mais ela não perde a oportunidade de ficar mostrando seus troféus e sua inteligência a todos que encontra. Sempre preocupada consigo mesma e nada de olhar para os outros.



Lula Molusco




Outra percebível relação. Lula Molusco nunca está feliz e sempre incomodado com alguma coisa, ruído ou som alheio. Desconta seus problemas em qualquer um, o que acaba atrapalhando sua vida social, quase sem amigos vive isolado, pois a ira o tornou incapaz de poder ter uma vida.



Gary 




Segundo o autor, todas as ações ao redor do Gary lidam com ele estar com fome ou querer algo para comer, e sempre mostrado comendo alguma coisa.


Bob Esponja 




“Luxúria” (Lust) no original, possui um significado diferente do que estamos acostumados (que tem a ver com sexo). Luxúria, em seu significado real, quer dizer alguém que é levado e dominado pelas paixões e emoções, acima da razão. Nem preciso explicar por quê o Bob Esponja esta relacionado a esta pecado, certo?




You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos