Especial: A Linha Do Tempo Da Cartoon Netwoork E Sua Evolução....

23:42



Tudo começou no final dos anos de 1980, quando o conglomerado de TV por assinatura de Ted Turner (Turner Broadcasting System) tinha comprado a vasta biblioteca de filmes do MGM (que incluía o catálogo antigo dos desenhos da Warner Bros.), e o seu canal de televisão por assinatura Turner Network Television (mais conhecido como TNT) tinha conquistado uma considerável audiência com sua biblioteca de filmes. 

Em 1991, a empresa comprou por US$ 320 milhões o estúdio de animação Hanna-Barbera Productions e com isso, seu enorme conteúdo de desenhos animados, a maioria deles grandes clássicos que divertem milhões de pessoas. Com todo esse acervo valioso em mãos, a empresa, com a ajuda de Betty Cohen, resolveu criar o canal CARTOON NETWORK, como uma saída para o considerável número de desenhos animados no catálogo da Turner. 



O canal foi ao ar pela primeira vez nos Estados Unidos em 1º de outubro de 1992, transmitindo desenhos e séries animadas 24 horas por dia. O primeiro desenho transmitido pelo canal foi Pernalonga (conhecido em inglês como Bugs Bunny). A programação original do canal consistia exclusivamente de reprises de desenhos clássicos e filmes infantis dos acervos da Warner Bros. e da MGM Cartoon, com inúmeros desenhos de televisão da Hanna-Barbera usados para preencher a grade de programação. Nesta época o canal tinha em sua biblioteca mais de 8.500 horas de desenhos animados.

Em 1996, a Time Warner comprou a Turner Broadcasting System, e o Cartoon Network acabou vindo junto e agora pertencia a Time Warner. Isto ofereceu ainda mais desenhos para o Cartoon Network, e o canal agora tinha acesso a animações da Warner Bros. dos anos 1950 e 1960.
A Time Warner mudou a direção da Hanna-Barbera Productions e concentrou o estúdio exclusivamente na produção de material novo para o Cartoon Network. Entre os numerosos programas que o estúdio produziu estão os clássicos:  Nesta era, os bumpers deixaram de possuir quadrados e passaram a ser cenas de desenhos normais. O nome da era é por causa da melodia Powerhouse que era sempre tocada durante os bumpers e promos do canal. Essa era deu a grande fama que a Cartoon precisava pra se tornar o rei que hoje é.
O primeiro grande clássico da Casa foi: O Laboratório de Dexter.


A séria foi criada e desenhada pelo cartonista russo-amaricano Genndy Tartakovsky  o primeiro episódio foi um curta que gerou muito sucesso e acabou virando uma série, que teve sua primeira temporada produzida e exibida 1996 e tendo sua quarta temporada a final, exibida entre 2003 e 2004. 
Trata-se de um desenho animado cujo foco é um menino prodígio chamado Dexter, que possui um imenso laboratório secreto conectado ao seu quarto. O garoto está constantemente em conflito com a sua endiabrada irmã mais velha, Dee Dee.
Dexter possui um arqui-inimigo que se intitula Mandark, outra criança super-dotada, e que tem uma gargalhada muito peculiar. Quase sempre, Mandark, através de métodos fraudulentos ou por pura coincidência, assume o mérito das conquistas de Dexter. Mandark sempre inventa planos para poder destruir Dexter e o seu laboratório.
Outros personagens que aparecem regularmente na série são os pais de Dexter. Muitas vezes, os episódios parecem não ter uma seqüência lógica entre si. 

Começava aqui uma era e um legado imbatível. 

No Ano Seguinte  viria um grande sucesso para a casa, Johnny Bravo, a história de um rapaz não me inteligente, porém, muito vaidoso que se esforçava para encontrar, enfim, uma namorada.


Van Partible foi o grande criado desse clássico da Cartoon, e estreou em 27 de julho de 1997 e se finalizou em 24 de agosto de 2004.
A série sofreu algumas mudanças no decorrer da série, por causa da saída de Seth MacFarlene da execução produtiva. As duas primeiras temporadas, exploram um teor mais cômico na busca do "loiro burro" na procura de uma namorada e tudo o que ele poderia fazer para impressionar as mulheres.
a terceira temporada possui um novo estilo, com histórias variadas, excluindo alguns personagens, acrescentando outros (como Pops e Cacá) e reformulando a cidade (que não se chama mais Aron). Os traços também foram alterados. Com a alta rejeição do público com o novo modelo, o estilo da primeira temporada é retomado mais tarde na quarta, porém com menos sucesso.
Mas foi com outro cartoon lançado neste mesmo ano que a "nova maneira de fazer desenho" foi reformulada, falo do humor no-sense criado em, A Vaca e O Frango.


David Feiss é um dos grandes responsáveis pela entrada do no-sense ao mundo dos cartoons, afinal, foi graças a sua criação que essa onda de desenhos "psicodélicos" e nada a ver, mas que garantem a risada de todos começaram. A série  que foi indicada ao Emmy duas vezes, teve sua última temporada exibida em 1999. 
O universo explorada aqui é bastante bizarro. Narra a história de dois irmãos, improváveis, uma vaca e um frango, que por um acaso são filhos de dois humanos que apenas possuem a parte inferior do corpo, isto é, das pernas, para baixo. Isso não é tudo, um diabo vermelho como vilão complementa esse universo um tanto perturbador. Entre outras, a série narra as aventuras dos dois irmãos com um humor bem ácido e um tanto inconsequente, o que gerou a censura de alguns capítulos aqui no Brasil. 
A Série Gerou um Spin-off, I am Wessel ou Eu sou Wessel.


O desenho não conta uma história muito bem fixa, pois a cada episódio os personagens aparecem exercendo um papel diferente, são mostrados tendo um emprego diferente e a história se passa em um lugar totalmente diferente em relação ao episódio anterior. Os personagens que protagonizam a história são uma doninha chamada Máximo e seu amigo babuíno de bunda vermelha para fora, chamado Babão.
Máximo é uma doninha muito inteligente que sempre faz benefícios às pessoas, dependendo da profissão que ele esteja exercendo no episódio. Por causa disso, ele é aclamado e respeitado por todos ao seu redor. Por essa mesma razão, Babão, apesar de ser o melhor amigo de Máximo, tem muita inveja do sucesso dele, principalmente pelo jeito como ele é tratado pelas pessoas. Babão sempre tenta superar o sucesso de Máximo tentando fazer as coisas melhor do que ele, mas como Babão sempre faz tudo de qualquer jeito sem nenhum cuidado, ele acaba sendo odiado pelas pessoas que sempre ficam rindo de seu traseiro, o que o deixa tão irritado que faz com que tenha ataques de histeria. 

Em 1998 uma nova série estrearia no canal, As Meninas Super Poderosas. Sucesso em todo o mundo, a série foi considerada a nova mania dos Estados Unidos no final dos anos 90's e início dos 00's. A série gerou tanto sucesso que ganhou um Rebot em 2016 que continua rodando até hoje. 


Criada por Craig McCraken, que bolou tudo enquanto ainda cursava o segundo ano na CalArts, teve dois episódios curtas entre 1995 3 1996 no What A Cartoon!, e um episódio piloto em 1992, mas só foi estrear como série em  18 de novembro de 1998 com o último desenho exibido em 2005, num total de 78 capítulos. Além disso, a série foi indicada para seis prêmios Emmy Awards, 9 prêmios Annie Awards, e um prêmio Kids Choice Awards durante sua exibição. Entre outras coisas, incluem um anime, três trilhas sonoras, uma coleção de DVDs, e uma série de jogos, bem como diversos produtos licenciados, ou seja, um sucesso na certa. 

A série narra a história de 3 garotinhas com super poderes criadas por um cientista e passam a defender a sua cidade do perigo e das forças do mal. 
As Meninas Superpoderosas foram consideradas um fenômeno de merchandise, sendo que no inicio da década de 2000, elas estavam presentes em todas as lojas de brinquedos ou produtos licenciados. Até janeiro de 2001, foram mais de 300 milhões de dólares em vendas com produtos personalizados com a marca. Os sites CartoonNetwork.com e PowerpuffGirls.com obteveram a classificação número 1 de visitas na mesma década. chegando à serem garotas propagandas de diversas marcas e produtos.
A série ainda foi super bem recebida pela crítica e ganhou grandes admiradores e fãs, com essa série a Cartoon se fixou de vez no mercado para se alavancar. 
Em 4 de janeiro de 1999 entraria no ar a série Du, Dudu e Edu, que voltava com o estilo irreverente e no-sense lançado anteriormente. 


A série foi criada por Danny Antonucci e conta a história de três garotos com o nome de Eduardo (Edward), e por isso chamados de Du, Dudu e Edu. Vivem no bairro periférico fictício Peach Creek (usualmente chamado de "beco", por seus habitantes) da cidade canadense de Vancouver. 
Em cada episódio há uma história diferente, mas os três estão sempre tentando obter dinheiro para poderem comprar suas Balas De Caramelo, grandes e redondas. Os Dus (como também são conhecidos) estão sempre arrumando confusões com as outras crianças do beco, na maior parte das vezes devido aos planos de Edu para tentarem obter dinheiro
Além de contar com a exibição de séries da Hanna Barbera, como Os Flinkstones, Tom e Jerry, os Jatsons e Scooby-doo e exibições de animes, como Os Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball Z. 

No final de 1999 outro grande sucesso começava a nascer, Coragem O Cão Covarde. 


Criada por John R. DilworthCoragem, o Cão Covarde conta a história de Coragem, um cachorro facilmente assustado que vive em uma fazenda com Muriel e Eustácio Bagge, na cidade fictícia de Lugar Nenhum, no Kansas. Abandonado quando filhote, Coragem foi encontrado em um beco por Muriel Bagge, uma mulher escocesa de natureza doce e seu marido Eustácio, um fazendeiro mal-humorado e ganancioso que gosta de assustá-lo. 
Seu episódio piloto foi ao ar 1995, mas só veio a virar série em novembro de 99. Ficou famoso por unir suspense e terror com comédia para um clássico infantil, visando o que HB já havia feito em Scooby-doo, porém, com uma pegada no-sense que estava em alta.
Explorou conceitos como, a área 51, como local aonde as coisas estranhas acontecem e os personagens moravam.

Também em 1999 foi exibida a série Mike, Lu e Ogg.


Criada por Charles Swenson a série conta a história sobre uma garota chamada Mike que nasceu na cidade de Nova York, e acaba deixando o seu lar, como uma estudante de intercâmbio, para uma ilha no meio do mar em busca de uma aventura mar afora.
Quando Mike chega à ilha encontra os habitantes mais esquisitos que ela já viu, e faz amigos chamados Lu e Og. Embora eles estejam em uma ilha isolada, Og inventa grandes aparelhos para ajudar seus amigos e os outros habitantes.

Vencedora do Concurso de curtas em 2000 Grimm e Evil, ou Diabólico e Sinistro, como conhecemos aqui no Brasil, foi ao ar levando apenas uma temporada e 13 episódios. 



Criada por Maxwell Atoms, tinha uma temática inteligente, mas Por alguma razão desconhecida o SBT achou que a série era para adultos passando a mesma em horários noturnos ,na maioria das vezes como "tapa-buraco" na noite.Recebia a classificação 12 anos no SBT. Foi descontinuado e foi substituído outras séries até substituir pelo SBT notícias em 2016.

Em 2000 foi ao ar Sheep Na Cidade Grande, tendo duas temporadas entre novembro de 2000 e abril de 2002 .


Criada por Mo Willems, a séria focava a vida de ovelha que fugiu para a cidade grande, caracteriza diversos esboços e shorts unrelated. A animação possuía clima de sitcom, com ênfase no humor "sofisticado", usando muito do literal, usando várias formas de retórica para os personagens no enredo, era mais popular entre os públicos mais antigos. Também ficou famoso por apresentar várias referências inusitadas ao lado por trás das câmeras dos mundos do cinema e da televisão. 
Sheep foi inspirada em Dolly, a primeira ovelha clonada, foi a estréia mais bem avaliada para uma série original da Cartoon Network.

Em 2001 saiu Time Squad. 


Criada por David Wason A história da série se passa no ano de 100 milhões de anos no futuro, em satélite.  nessa época foi criado um esquadrão para manter a história do jeito que a conhecemos hoje, já que, por motivo desconhecido, a história começou a sofrer modificações. O esquadrão convoca vários agentes especiais para essas missões, e esses agentes estão divididos em vários grupos. A série não obteve muito sucesso, mas mesmo assim perdurou até meados de 2003.

Em 2002 uma gama novos desenhos foram apresentados, que deram uma levantada na imagem desgastada que a Cartoon estava começando a obter. O primeiro desses grandes destaques foi o clássico Samurai Jack.


Genndy Tartakovsky foi a mente por de trás dessa grande obra de arte, ele que já havia criado anteriormente o Laboratório de Dexter, criou um desenhos com influência na cultura japonesa-feudal. Estreou seu piloto em 10 de agosto de 2001, mas se concretiza como série em 2002. 
A série teve quatro temporadas de sucesso popular e crítica , a série terminou sem um final preciso em 25 de setembro de 2004, isto é, sem conclusão e por isso voltou em março de 2017, com uma quinta temporada e terminou em 20 de maio de 2017. 
Todos os episódios da série foram dirigidos por Tartakovsky, geralmente com a colaboração de outros. A série foi aclamada pela crítica recebendo quatro Prémios Emmy do Primetime entre outros prémios. 
A premissa dessa série nos conta tudo o que seu enredo irá tratar: 
Há muito tempo, em uma terra distante, eu, Abu, o grande mestre das trevas, libertei as terríveis forças do mal, mas um simplório guerreiro samurai, empunhando uma espada mágica, opou-se a mim. Antes do combate final, eu abri um portal no tempo, e o lancei no futuro, onde o mal é lei. Agora o tolo busca retornar ao passado e destruir o futuro que é Abu!
— Abu na abertura original
Samurai Jack conta a história de um jovem príncipe, cujo pai recebeu uma Katana mágica usada para vencer e aprisionar o Demônio Abu . Alguns anos depois, Abu escapa, e o Imperador manda seu filho pelo mundo para treinar para que ele retorne e usa a espada mágica para derrotar Abu. Em seu retorno, ele luta e quase vence Abu, mas este cria um portal no tempo para lança-lo num futuro distante, esperando que nesta época, ele consiga lidar com o samurai.
O príncipe samurai voa até uma Terra distópica e retro-futurística dominada por Abu. As primeiras pessoas que o encontram o chamam de "Jack" e ele adota esse nome. Seu nome real nunca foi mencionado. A maioria dos episódios mostram de Jack enfrentando vários obstáculos em sua jornada para voltar a seu próprio tempo e vencer Abu. Toda vez que Jack está próximo do fim de sua busca, algo acontece e ele perde sua chance, o obrigando a continuar a sua jornada.
A série se passa em um mundo retro-futurístico habitado por robôs, extraterrestres, animais falantes, monstros, criaturas mágicas e divindades. Algumas áreas possuem tecnologia avançada como carros voadores, enquanto outras parecem cidades antigas. Além do mais, Abu trouxe criaturas de diversos planetas para habitar a Terra enquanto destrói o mundo onde viviam. Coexistindo com os habitats tecnológicos.
Jonas o Robô, foi lançada no mesmo ano...


Criada por Greg Miller, A série teve um episódio piloto que foi produzido em 2000 além de outros 13 episódios que foram produzidos em 2002 e em 2003 , sendo que todos os episódios foram distribuídos em 2 temporadas. Ela foi selecionada entre  os três favoritos em um concurso de curtas, mas acabou perdendo, somente dois anos depois ela foi adaptada como série. 
Em 2003, a série acabou sendo cancelada pouco tempo depois da 2ª temporada começar a ser produzida. Isso aconteceu devido a uma grande falta de apoio por parte dos executivos da Cartoon e os episódios da 2ª temporada terem recebido quase nenhuma promoção ou divulgação feita pelo estúdio do canal.
O desenho conta a história de Jonas, um robô que aparentemente vive nos anos 80's (o cenário e os personagens da série aparentemente indicam que a história se passa nessa década). Ele é forçado pelos pais a frequentar uma escola de humanos para poder se adaptar em relação a eles. Com isso, Jonas consegue amigos e inimigos humanos e passa por várias experiências do cotidiano que servem a ele como lições de vida. 

A Turma do Bairro chegou também em 2002 pra ajudar na nova roupagem da Cartoon. 



Criada por Tom Warburton, a série estreou em 22 de dezembro de 2002 marcando o fim daquele bom ano para a cartoon. 
O desenho é uma crítica para autoritarismo adulto sobre as crianças, com uma história sensacional para a perspectiva infantil. Apesar de tudo a série teve seu episódio piloto em 2001. Com o desenrolar dos episódios o desenho mostra que a Turma do Bairro está em constante guerra contra os adultos e os adolescentes, mas a Turma do Bairro também possui suas regras, como por exemplo, quando uma criança completa 13 anos, ela tem que ser dispensada. 
Então as crianças mais novas apagam sua mente, e ela esquece que já foi da Turma do Bairro e que viveu grandes aventuras. Isso acontece para que os antigos operadores não deixem os segredos da Turma do Bairro parar nas mãos dos adolescentes.
A série teve seu fim depois de seis temporadas em 2008. Com dois filmes e dois games e seis especiais foi um sucesso enorme para a Cartoon rendendo bons frutos.

Em 13 de julho de 2003 um novo sucesso nasceu, As Aventuras de Grimm, Billy e Mandy.

Criada também por Maxwell Atoms, a história é um Spin-Off, centrada no cotidiano de Billy, um garoto emotivo e otimista, porém extremamente burro; e sua melhor amiga Mandy, uma garota apática com um olhar nada amigável.
Tudo começa quando o Ceifador Sinistro aparece no quarto de Billy para levar a alma do seu idoso hamster de estimação Denguinho para o além. Ele, porém, junto com sua melhor amiga Mandy, desafia o anjo da morte para um jogo de Limbo em troca da vida de seu hamster, e através de um truque, os dois conseguem sair ganhando. Além da vida de Denguinho, Billy e Mandy conseguem a amizade eterna do Ceifador, a quem eles chamam de Puro Osso.
No início de cada episódio, após o tema de abertura, Mandy caminha em um fundo preto e passa um rápido comentário, em seu tom de voz frio. O comentário é normalmente um aforismo como "Não basta apenas ter sucesso, outros têm que fracassar" e "Sorria … amanhã vai ser pior". 
Ao todo teve 4 especiais e um filme, finalizou com 7 temporadas em outubro de 2008.

Mal Encarnado, também outro Spin-off criado por Maxwell a partir de sua série anterior, mas teve apenas uma temporada e não conseguiu se sobressair como a outra (As Aventuras de Grimm, Billy e Mandy). 


O desenho conta a história do maligno milionário Hector Con Carne, que sempre teve como maior objetivo de conquistar o mundo. Hector teve seu corpo destruído em uma explosão causada pelo seu arqui-inimigo Comando Cod e apenas restou-lhe seu cérebro e estômago.O cérebro e a vida de Hector foram salvos graças a um recipiente inventada por sua fiel cientista, Dra. Ghastly, que consiste em manter vivos cérebros humanos dentro de uma espécie de aquário com líquido especial.
Desde então, usando como corpo o urso Boskov, Hector continua incansavelmente a criar planos "atrapalhados" para a conquista mundial, com a ajuda de um numeroso exército de soldados comandados pelo General Skarr.

Então em 13 de agosto de 2004 vem ao ar A Mansão Foster Para Amigos Imaginários. Com 6 temporadas de sucesso foi ganhadora de 5 Emmy Awards e do Annie Awards 5 vezes entre 19 indicações. Um sucesso também nos produtos de vendas e brinquedos.


Criada por Craig Mcraken, sim o mesmo de As Meninas Super Poderosas, O desenho fala sobre amigos imaginários que tornam-se seres físicos no instante em que são imaginados por crianças. Infelizmente para tais amigos, as crianças livram-se deles em torno de 7-8 anos. Para isso, foi criada a Mansão Foster, que serve para abrigar amigos abandonados pelos seus donos. 
A inspiração para a série veio quando ele e sua esposa adotaram dois cães em um abrigo para adoção de animais. McCracken então passou a imaginar como seriam as coisas se houvesse um lugar para essas figuras da infância. 
O desenho conta a história de um menino de 8 anos chamado Mac, que foi obrigado a abandonar seu amigo imaginário, Blue, porque sua mãe achava que Mac já estava velho demais para ter um amigo imaginário. 
Com medo de perder o seu melhor amigo, Bloo vê um comercial, sobre um abrigo para amigos imaginários. Logo, ele decide levar Mac para conhecer a Mansão Foster. Na mansão, eles conhecem vários amigos, como, MinguadoEduardo e Coco, mas acabam descobrindo que Bloo pode ser adotado, caso fique na mansão.
Sem outra opção, Mac decide deixar Bloo na mansão, depois de muita confusão com Terrível e a amiga imaginária Duquesa. A Madame Foster deixa Bloo viver na mansão contanto que Mac venha visitá-lo todos os dias, sem Bloo ser adotado.

Nesse mesmo ano é lançado Hi Hi Puff Amy Yumi Show, em parceria com a TV Tokyo e sob criação de Sam Register. 


A série obteve grande popularidade junto ao público, que de acordo com o produtor, o público-alvo da série são crianças de 6 a 16 anos, embora seja vista por pessoas de fora dessa faixa etária, muitos fãs do grupo mencionado, Puffy AmiYumi. Junto com a série, foi lançado um CD, com todas as músicas que faziam parte dos episódios pela Sony.
A série teve 3 temporadas exibidas entre 2004 e 2006. O desenho contava com a aparição das garotas da banda em 3D durante toda a primeira temporada, além de clipes curtos. Elas viajavam todo o mundo em seu ônibus e vivendo várias aventuras. Hi Hi Puffy AmiYumi foi considerado um sucesso no licenciamento de produtos, além de possuir um game.
A série tem sido creditada como a responsável por ligar a cultura japonesa com outros países como os Estados Unidos Em alguns casos, inclusive, foi dito que a banda "une influências do Japão com os Estados Unidos". Segundo a revista Billboard, o show é o responsável pelo sucesso da música japonesa foram de seu país. A série tem criado uma grande quantidade de fãs em outros países, e isso vem sendo de grande importância desde sua criação. A série também vem aparecendo como de grande popularidade em licenciamentos de produtos diversos. Aparentemente, a banda Puffy AmiYumi vem ganhando uma gama de fãs que não tinha antes do surgimento da série animada, isso obviamente acontece por causa das músicas da banda que são tocadas no show...
Termina aqui a Era Conhecida como POWERHOUSE.

...

Em 2005, Cartoon Network começou uma nova era, a era City e com isso novos desenhos foram adicionados a grade curricular da emissora. O Primeiro foi A Vida e As Aventuras de Juniper Lee. 


Criada por Judd Winick, possuiu 3 temporadas entre 2005 e 2007 com 40 episódios. A série conta a história sobre uma garota chamada Juniper Lee que detém o cargo mágico de Te Xuan Ze, que é passado de gerações de sua família. Ela é capaz de ver e lutar contra monstros e outras criaturas mágicas que podem destruir o equilíbrio entre o mundo dos humanos e o da magia. Com a ajuda de seu irmão "Ray Ray" (Raymond) e de um cachorro chamado Monroe (que é seu conselheiro mágico) ela luta contra o mal. É herdeira do cargo de Te Xuan Ze de sua avó "AMA".

O Acampamento de Lazlo veio no mesmo ano, criada por Joe Murray.


Com 5 temporadas e 61 episódios entre julho de 2005 e março de 2008 a série conta a história de um acampamento e as aventuras de Lazlo e seus amigos. Se tornou uma série premiada e ainda possui um vídeo game.

Meu Amigo Na Escola é uma macaco também veio em 2005.


Totalizou 52 episódios e quatro temporadas de 2005 à 2008, criada pela dupla Timothy Cahill e Julie McNhally Cahill, a série conta a história de Adam Lyon, um garoto transferido para uma escola de animais atropomórficos onde se torna amigo de Jake Spidermonkey, um macaco.
Os episódios da série são independentes uns dos outros, mas geralmente se passam na escola, onde Adam se socializa com os demais animais; entre eles, Windsor Gorilla, Slips Python, Lupe Toucan, Ingrid Giraffe e Henry Armadillo. Normalmente, o desenho foca as experiências de Adam em conviver com os novos amigos, o que se torna um desafio, e sua paixão não correspondida por Kerry, uma garota fora da escola. Além disso, alguns episódios retratam conflitos envolvendo o tubarão Virgil Sharkowski, que intimida crianças menores e incomoda outros animais, assim como situações comuns a meios escolares, como aulas, brincadeiras, entre outros. Ganhou um Emmy.
Um grande sucesso estava para brotar naquele ano, foi em 2005 em que Ben 10 veio ao ar pela primeira vez.


A Franquia aclamada da Man Action, conta sobre um garoto que usa um dispositivo extraterrestre em formato de relógio de pulso que a cada série é renovado ou trocado. 
O Omnitrix permite se transformar em diversas criaturas alienígenas.
A franquia Ben 10 já arrecadou mais de 2 bilhões de dólares em vendas de varejo na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e já vendeu 100 milhões de brinquedos em todo o mundo. A série rendeu jogos e muitos outros produtos. 
Para se entender a série possui 4 universos diferentes. O Primeiro é chamado Ben 10 apenas, e conta com 4 temporadas e conta as aventuras de Ben e sua Prima e seu Tio e como suas vidas mudam a partir do momento em que Ben acha o Omnitrix.
Além disso esse universo possuí 4 filmes. 
O Segundo Universo dá um salto de 5 anos, é Ben 10 a Força Alienígena e mostra um momento mais maduro e um clima mais sério. Ben já é adolescente com 15 anos. A animação estreou no Cartoon Network em 18 de abril de 2008 nos Estados Unidos. Com estilo de desenho mais complexo e, por vezes, personagens que morrem. Essa mudança recebeu reações mistas dos fãs, e causou uma divisão entre eles. Apesar disso, as avaliações de Ben 10: Força Alienígena foram bem sucedidas. Teve 3 temporadas.
O Terceiro universo da sequência é Ben 10 Supremacia Alienígena . Também com 3 temporadas. Nesse universo Ben 10 está com 16 anos e se passa após algumas semanas dos últimos acontecimentos do universo anterior. 
O Quarto Universo e último tem um conceito artístico muito diferente, um novo design, que podia lembrar um anime. Neste universo Ben ainda é adolescente, mas com outros traços. Começou em 2012 e terminou em 2014 com 8 temporadas e 80 episódios. Uma linha de brinquedos anunciados pela Bandai foi lançada para acompanhar a nova sequencia. 
Um Rebot foi anunciada em outubro de 2016 e foi lançada em abril de 2017 com outro traço ainda mais diferente mas que conta a mesma história do primeiro universo. Já possui uma temporada e foi renovada para uma segunda temporada. 


Em 2005 também foi lançada Andy e Seu Esquilo, criada pelo Everett Peck e teve duas temporadas. O desenho conta a história de um garoto chamado Andy, que tem um esquilo de estimação, que seu nome é Rodney. Juntos aprontam as maiores confusões no seu bairro, como, inventando brincadeiras com o troféu favorito do Sr. Johnson. Eles tem como rival dos personagens, Caio, que também tem um bicho de estimação, Maquiavel, só que ao invés de ser um esquilo é um papagaio. Os quatro juntos aprontam as maiores confusões com os outros personagens do bairro.

...

Em 2007 Começa a Era Yes, com uma nova roupagem. Chowder foi o primeiro a entrar na grade.

Com 3 temporadas que vão de 2007 à 2010 foi criada por C. H. Greenblatt. A série conta a história de um garoto chamado Chowder, que sonha um dia em ser um Grande Chef. Chowder é aprendiz do chef Mung Daal que tem um famoso restaurante na cidade de Marzipã.
Na série também aparecem criaturas como Gorgonzola, aprendiz de castiçal, e Schnitzel, um resmugão que é especialista em doces e na culinária. Mung Daal tem uma concorrente, a Sra. Endívia, que também tem uma assistente chamada Panini, que é apaixonada por Chowder mesmo sendo sua rival. O desenho utiliza a comédia como principal "combustível". Embora as piadas tenham em geral um ar inocente, são bem inteligentes e conquistam crianças e adultos.

Ainda em 2007, um outro clássico viria a aparecer nas telinhas da Cartoon, o maior reality show em formato de animação, vulgo A Ilha Dos Desafios. 


Chris McLean é o apresentador do reality show Ilha dos Desafios, que se passa no acampamento Wawanakwa, no Canadá. Neste programa 22 participantes competirão em desafios baseados em atividades de acampamento. Os competidores são: Beth, Bridgette, Cody, Courtney, DJ, Duncan, Eva, Ezekiel, Geoff, Gwen, Harold, Heather, Izzy, Justin, Katie, LeShana, Lindsay, Noah, Owen, Sadie, Trent e Tyler. Todos eles concorrendo ao prêmio de US$ 100.000,00 de dólares.
Durante a temporada ocorrem vários eventos marcantes: Izzy troca de equipe com Katie, Heather finge ser amiga de Beth e Lindsay para conseguir uma aliança, Beth rouba um boneco Tiki que amaldiçoa sua equipe, Harold trapaceia para eliminar Courtney, DJ é eliminado sem ser votado, Heather tem sua cabeça raspada, LeShawna é eliminada acidentalmente pelos seus ex-concorrentes, Trent e Gwen começam a namorar, assim como Owen e Izzy, Geoff e Bridgette, Duncan e Courtney, Harold e LeShana e Tyler e Lindsay.
No último episódio, Owen é o grande vencedor da Ilha dos Desafios para o Canadá, Portugal e E.U.A, Gwen fica em segundo e Heather em terceiro lugar. Gwen, no entanto, vence no final alternativo, exibido na América Latina pelo Boomerang.


Em 2008 estreou Flapjack.


Criada por Thurop Van Orman a série gira em torno de Flapjack e Capitão Falange. Flapjack é um garoto muito meigo e fofo que foi criado por uma baleia falante chamada Bolha, e sua vida é muito pacifica, até que ele conhece Capitão Falange, que se diz ser um aventureiro mas não passa de um cara preguiçoso. Juntos, Flapjack e Falange pretendem encontrar a ilha açúcar, para pegar todos os doces dessa ilha misteriosa e açucarada.

Sábados Secretos também foi ao ar em 2008 à 2010. Foi criada pelo animador e cartunista canadense Jay Stephens. Teve duas temporadas e 36 capítulos.


A série conta a história de um garoto chamado Zak Sábado, seus pais Solomon "Doutor" Sábado e Drica Sábado, e seus animais de estimação exóticos GogatoKomodo e Zon, que juntos formam uma família de criptozoólogos secretos chamados "Os Sábados Secretos". Juntos, eles têm o dever de proteger o mundo e a humanidade dos planos de seu arqui-inimigo V.V. Argost.

Também criada pelo Man Of Action, Mutante Rex estreou em 2010 baseada numa série de HQ.

Com 3 temporadas e 60 episódios conta a história de Rex. Ele é um adolescente de 15 anos de idade que sofre de amnésia, e como todo mundo, ele foi infectado pelos nanites. No entanto, ao contrário da maioria dos EVOs, Rex pode controlar os seus nanites, permitindo-lhe manifestar uma grande variedade de poderes e até mesmo curar outros EVOS de suas mutações. Trabalhando com a organização Providência, sob o comando do Agente Seis, ele ajuda a parar os EVOS à medida que eles aparecem. Do lado oposto, trabalhando contra a Providência, há Van Kleiss, um EVO que possui conexões ao incidente responsável pela liberação dos nanites e ao próprio Rex

...

A Era Chek It é a era atual. Ela começa no final de 2010 e se perdura até hoje, já quase uma década. A grande pegada dessa era é o humor no-sense e ninguém melhor poderia abrir essa era do que o sucesso incontestável de A Hora De Aventura, série que se consagrou entre os adolescentes e crianças de todo o mundo, arrastando um legião de fãs.


Criada por Pendleton Ward a série conta a história de Jake e seu amigo Finn, que se aventuram na Terra de Ooo, num futuro pós-apocalíptico por volta de mil anos após a "Grande Guerra dos Cogumelos", sendo Finn presumidamente o último humano existente. Finn foi abandonado pelos seus pais numa floresta até que o casal de cães Josué e Margaret (pais biológicos de Jake) o adotaram. Além de apresentar-nos a princesa Jujuba a soberana do Reino Doce, da qual Finn é seu paladino e Marceline a Rainha Dos Vampiros. O Principal Antagonista da série é o Rei Gelado.
O Conceito é baseado nos estudos que Pedentlon obteve na escola de arte da Califórnia.  Ward declarou que ambicionava combinar o humor subversivo da série com momentos "graciosos" como no filme Meu Amigo Totoro.
O desenho começou com um curta-metragem animado de sete minutos, que Ward criou quase inteiramente sozinho no começo de 2006. Mais tarde foi recusado duas vezes pela Nicktoons Network.  O estúdio então abordou o Cartoon, que respondeu que estariam dispostos a produzi-lo, se Ward fosse capaz de expandir o curta para uma série completa, sem perder os elementos característicos do curta original. 
A série é ambientada num continente fictício chamado de "Terra de Ooo", num futuro pós-apocalíptico por volta de mil anos após um Holocausto Nuclear conhecido como "Grande Guerra dos Cogumelos", uma referência às Nuvens de Cogumelo. Ward descreveu que a série acontecia "depois que as bombas já caíram e a magia voltou ao mundo." 
Um Grande sucesso de audiência e crítica e se tornando uma série animada premiada. Ganhou jogos, filme, HQ's e produtos. Já conta com 9 temporadas.

Apenas um show vem então em 6 de setembro de 2010, para consagrar novamente a cartoon para uma nova era de ouro.


Criada por J. G. Quintel, possuí 8 temporadas e 261 episódios, 16 especiais  e 1 filme. 
A série gira em torno da vida de dois amigos, um Gaio-Zaul chamado Mordecai e um Guaxinim chamado Rigby, ambos empregados como jardineiros no parque municipal. Suas tentativas de fugir do trabalho e se divertir geralmente os levam a aventuras surreais, extremas, e muitas vezes sobrenaturais. Durante essas aventuras, eles interagem com outros personagens. A audiência é ótima e as críticas também. Possuiu 1 Emmy. 

Com uma estética muito interessante capaz de misturar stop motion, 3D, 2D, CGI, recortes de papel, marionetes e fundos reais O Incrível Mundo de Ghumbal, estreava em 3 de Maio de 2011, trazendo uma família típica de seriados para a família norte americana (Todo mundo odeia o Chris ou Eu a patroa e as crianças), A mãe brava e decidida o pai extrovertido, a irmã mais nova esperta e vingativa e o Filho que sempre é teimoso e vítima ao lado seu melhor amigo e irmão adotivo. Altamente premiada a série é um recorde!


Ben Bocquelet é a mente brilhante por de trás de uma das maiores de obras cartonistas dos últimos dias. A família é composta por um Gato Azul de 12 anos de idade e uma mãe igual a ele, um pai coelho rosa e irmã igual ao pai e seu irmão adotivo peixe laranja.
A série possuí 5 temporadas, mas a sua sexta já está em produção.
Tudo começou quando Ben foi contratado para ajudar as pessoas a lançar os seus projetos no canal. No entanto, quando o estúdio decidiu que os seus funcionários de todo o campo tivessem as suas próprias ideias, ele decidiu juntar alguns personagens rejeitados que tinha criado para comerciais e colocá-los juntos em uma série definida em uma escola.
A série gira em torno da vida de um gato azul de 12 anos de idade chamado Gumball Watterson (dublado por Logan Grove na 1ª-2ª temporada, Jacob Hopkins na 3ª-5ª temporada e Nicolas Cantu a partir da 5ª temporada) e suas confusões frequentes na cidade americana fictícia de Elmore, junto com seu irmão adotivo/ peixinho de estimação/ melhor amigo chamado Darwin Watterson (dublado por Kwesi Boakye na 1ª-2ª temporada e Terrell Ransom, Jr. na 3ª-5ªtemporada e Donielle T. Hansley, Jr a partir da 5ª temporada). Outros membros da família de Gumball são a sua irmã mais nova e intelectual chamada Anais Watterson (dublada por Kyla Rae Kowalewski) e ficam em casa com o pai Ricardo Watterson (dublado por Dan Russell), ambos são coelhos e sua mãe trabalhadora Nicole Watterson (dublada por Teresa Gallagher), uma gata azul. 
Gumball e Darwin geralmente se vêem envolvidos em confusões. Gumball frequenta a escola com seus irmãos em Elmore Junior High, onde ao longo da série, ele interage com vários de seus colegas na escola e com muitas outras pessoas ao redor da cidade.

Steven Universe vinha pra quebrar padrões em novembro de 2013. A série que conta com representatividade LGBT é um marco para a história da televisão.  Criada por Rebecca Sugar. A série tem recebido elogios da crítica pelo seu design artístico, música, dublagem, caracterização, estilo de fantasia e ficção científica e construção de mundo.


Com 5 temporadas já, a série vem conquistando inúmeros fãs e ficando cada vez mais popular entre os adolescente e jovens.
Steven Universo aborda um amplo numero de temas, incluindo a infância, dinâmicas familiares inconvencionais, e uma intensiva homenagem a animes, jogos e cultura pop, além de ser um "desenho sobre super-heróis que vão direto ao ponto", segundo Eric Thurm da revista Wired. Jacob Hope Chapman da Anime News Network notou que animes como Sailor Moon são influências tanto visuais quanto na história da série pelo "humor predominante, que destrói qualquer drama em momentos pesados" e "glorificação do poder feminino".
Em Steven Universo, o mundo é protegido pelas Crystal Gems, um grupo de rebeldes intergaláticas e terráqueos, as gems possuem habilidades vindas da energia de suas gems , o corpo fisico das gems faz parte de suas pedras. O grupo é composto por Garnet (PT; Granate), Amethyst (Ametista), Pearl (Pérola) Steven e Connie, posteriormente é integrada ao grupo: Peridot, Lapis Lazuli (Lápis Lazuli) não é uma Crystal Gem mas as vezes ajuda as Crystal Gems
Steven é um menino com 14 anos, um membro das Crystal Gems chamada Rose Quartz que abandonou a sua forma física para dar à luz o seu filho. Enquanto ele descobre os seus poderes da parte inorganica do seu corpo, ele passa os seus dias em Beach City interagindo com as Gems, seja ajudando-as a salvar a Terra ou apenas a relaxar, ou com os outros cidadãos da cidade.


Titio Avô  de Peter "Pete" Browngardt estreou na cartoon em 3 de fevereiro de 2014 e já possuí 5 temporadas. A história conta que Titio Avô, o titio avô de todo mundo, para por casas de crianças todos os dias e as ajuda com seus problemas. As crianças que ele visita começam a ser humilhadas por ele, mas após uma série de desventuras caóticas e surreais, elas acabam gostando dele. Ele vive em um veículo de recreio (RV) e é acompanhado por uma pochete falante chamada Pochetio, um dinossauro antropomórfico chamado Sr. Gus, uma foto escultura de um tigre gigante chamada Tigresa Voadora Gigante Surreal, e de uma fatia de pizza chamada Steve Pizza.

Com um jeitinho tímido e pouco perspicaz Clarêncio, O Otimista vem entrar no pacote em abril de 2014.


Com 3 temporadas e um cancelamento a série tem 115 episódios. A história narra Clarêncio é um menino espirituoso que vê coisas boas em tudo, e por isso é um pouco bobo. Seus melhores amigos são Jeff, um menino que têm fobias e não consegue aguentar coisas sujas, e Sumo, um menino com um jeito maluco que sempre está ao lado de Clarêncio. As perspectivas únicas da vida de Clarêncio são muito divertidas.

Uma projeto ambicioso e bonito veio à tona em 3 de novembro de 2014 e terminou em 7 de novembro do mesmo ano com 10 episódios e 1 só temporada a minissérie Segredos Além do Jardim, conquistou muitos corações deixando um marco na história da Cartoon.


Criada por Patrick McHale, A série foca nos dois irmãos, Wirt e Greg que se perdem numa floresta estranha chamada Unknown (o Desconhecido). e vivem muitas aventuras para poderem chegar em casa novamente. 
A série ganhou um Ruben Awards e uma adaptação para quadrinhos. Sendo muito bem recebida pela crítica.

O Irmão do Jorel é criada pelo brasileiro Juliano Enrico e estreou em 22 de setembro de 2014 com 26 episódios. 

Os personagens e outros elementos da série começaram a ser desenvolvidos em 2002, inspirados em vídeos e fotos antigas do final anos 80's e início dos anos 90 da família do criador da série, Juliano Enrico, e a partir disso, ele começou a desenvolver HQ"S com estes personagens. Em 2006, ele começou a divulgar em seu fotolog, os primeiros rascunhos dos personagens (sendo que alguns deles ainda não tinham os nomes oficiais, que foram usados na série animada), e ao mesmo tempo seus quadrinhos ganharam uma coluna semanal no site da "Revista Quase", onde ele trabalhava como desenhista.
O protagonista "Irmão do Jorel", teve o visual inspirado em fotos de infância do criador da série, além do fato do personagem também ter um irmão que é muito mais popular que ele, coisa que também aconteceu na infância de Juliano. Juliano tem um irmão chamado Jor-El, o nome foi dado pelo pai em homenagem ao ator Marlon Brando.
A série mostra o cotidiano de uma família excêntrica e extravagante. Jorel é o filho do meio, com o cabelo sedoso e bem liso e uma maneira doce e atraente para ganhar meninas, que faz dele o cara mais popular da cidade. No entanto, o show não gira em torno dele, mas em torno de seu irmão mais novo, um garoto tímido e sem nome e sempre chamado de "Irmão do Jorel". Sendo quase sempre ofuscado pela fama e popularidade de seu irmão mais velho, Irmão do Jorel tenta ganhar sua própria identidade e ser alguém importante da família. Cada situação sempre acontece numa confusão, algumas bem sérias e outras nem tanto, todas bem típicas de um ambiente familiar brasileiro da década de 80, em meio a aventuras surreais e sem-sentido, sempre a partir da perspectiva do Irmão do Jorel.

Ursos Sem Curso criada por Daniel Chong foi ao ar pela primeira vez em 27 de julho de 2015 e é baseada na webcomic The Three Bare Bears de Daniel Chong. Já com 3 temporadas ela foi bem recebida pela crítica.


A história se passa em San Francisco, na Californa, e acompanha os três irmãos ursos adotivos Pardo, Panda e Polar. Eles lutam contra seus instintos e se esforçam para integrarem à sociedade humana, fazendo coisas que humanos geralmente fazem, como comprar comida, fazer amigos e postar vídeos na internet, embora suas tentativas quase sempre acabem de maneira cômica.
Ocasionalmente, há episódios de flashback que relatam as aventuras dos ursos como filhotes tentando encontrar uma casa. Exemplos de episódios como esses são "The Road", "Pet Shop", "The Island", "Baby Bears on a Plane" e "$ 100". Exitem dois episódios desse tipo focados em um único urso, "Burrito", sobre Pardo, e "Yuri and the Bear", sobre Polar. Um sobre Panda está em desenvolvimento.

Por fim, Poderosas Magiespadas é o ultimo laçamento da Cartoon. 


Em animação Flash criada por Kyle A. Carrozza para o Cartoon Network Video. Esta é a primeira série original do Cartoon Network, Lançada na internet através do site oficial do canal. Uma série de curtas foi lançada em maio de 2015, pelo aplicativo Cartoon Network Anything nos USA
A série acompanha as aventuras de Prohyas e Vambre Warrior, dois irmãos guerreiros que moram na cidade de Riboflaven e usam espadas mágicas que carregam vários poderes chamadas "Magiespadas" para vencerem qualquer desafio a cada episódio.
A série possui uma temporada e está com a segunda em produção.

Então pessoal? O Que vocês acham dessa evolução? Qual a Era Favorita de Vocês? Existe algum desenho que não é da Cartoon que vocês gostariam que fosse? Eu tenho, Acho Gravity Falls, Star Vs As Forças do Mal, Phineas e Perb, Bob Esponja, Padrinhos Mágicos e Um Robô Adolescente fossem.  

Até a próxima...

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos