15 fatos que comprovam que NEON GÊNESIS EVANGELION É UM DOS MELHORES ANIMES EVEEEEER

18:31

E no meio de tantos clássicos da animação japonesa, histórias de tirar o fôlego, grandes personagens e incríveis trilhas sonoras, Neon Genesis Evangelion tem se firmado durante anos como sendo um dos melhores animes já feitos no Japão, junto com vários outros.
E é por isso que listamos nesse post 15 motivos para Evangelion ser um dos melhores animes EVER!
Indiscutivelmente: Spoilers à vista!
Ok, agora vamos lá:

1- Porque apresenta personagens cômicos que são, ao mesmo tempo, profundos e complexos.


O elenco de Evangelion é bem formado. Temos personagens carismáticos, misteriosos, profundos, cômicos e alguns que apresentam mais de uma característica ao mesmo tempo; como a Misato que é tagarela e beberrona, mas que possui uma história triste e profunda. A mesma coisa com a impetuosa Asuka.

2 – Porque o roteiro começa básico, com a luta EVA’s x Anjos, mas evolui para um dos enredos mais complexos já vistos em produções japonesas.



O começo é simples: Seres conhecidos como “Anjos” estão atacando o planeta quase ocasionando o fim do mundo de vez. Para detê-los, precisamos de robôs que possam lutar contra eles. Porém os EVAs não são exatamente robôs, os seres estranhos são exatamente o que o nome indica, não é qualquer pessoa que pode pilotar um EVA, a NERV pode ou não estar querendo deter o fim do mundo, e o que é o fim do mundo? Por que os anjos estão atacando a humanidade ao invés de defendê-la? O que foi feito com aquelas crianças para que elas fossem capazes de pilotar os EVAs? E há um enorme segredo nas profundezas da NERV que vai revirar o mundo de cabeça pra baixo!

3 – Porque o anime traz considerações psicológicas bem profundas.


O personagem principal, Shinji, tem vários problemas. Perda da mãe, pai distante e frio (e nada legal…), solidão e tudo isso numa fase de crescimento, a adolescência, aquele período das nossas vidas que ficamos mais perdidos que cegos em tiroteio. Tudo isso junto com o ataque dos Anjos, causa inúmeras perguntas na cabeça de Shinji e de vários outros personagens sobre a vida, a morte, o significado de lutar, a extinção da raça humana, o que significa estar vivo, ter uma família, amigos…

4 – Porque cada personagem parece esconder algo que pode transformá-lo em aliado ou inimigo.


E agora? Dá ou não dá pra confiar? Uma hora parece que sim, outra parece que não… E aqueles que a gente nem conhece a origem, o que dirá a intenção!

5 – Porque o anime traz cenas pesadas/perturbadoras sem distorcer a história e sem exageros.




Sangue, trevas, suicídio, homicídio; só pra citar alguns. Essas cenas são perturbadoras e fazem parte da trama, ajudando a explicar acontecimentos e características dos personagens. Assim como os outros aspectos de Evangelion, as cenas são bem dosadas, nem tão leves nem tão fortes e nem frequentes demais.


6 – Porque os principais inimigos são chamados de “Anjos” e são pra lá de estranhos/arrepiantes.



Sim, os Anjos, aqueles que deveriam defender a Humanidade das forças dos inferno, estão atacando a Terra e causando o caos e cada aparição deles é no mínimo bizarra, já que eles não possuem rostos angelicais e muito menos asas.


7 – Porque a referência religiosa é óbvia, porém não ofensiva, tornando a trama mais rica.




Sim, a religião está por toda a parte. O símbolo da NERV por exemplo, contém metade de uma folha de parreira, aquela que Adão e Eva usaram pra se cobrir no Paraíso. Vários dos comandos do sistema da empresa são nomeados com referências bíblicas.

8 – Porque o anime tem cenas de luta, romance, filosofia e cenas cômicas bem encaixadas.



Misato de fez em quando age como comic relief, assim como algumas trapalhadas do ShinjiAsuka também nos faz rir em certas cenas e chorar em outras. Vários diálogos são incrivelmente misteriosos. Há muita ação nas lutas contra as invasões dos Anjos e romances entre alguns personagens. Evangelion traz de tudo um pouco para a nossa alegria.

9 – Porque possui personagens femininas principais que são fortes, bem resolvidas e não levam desaforo pra casa.



ReiAsuka e Misato são exemplos disso. Dos três pilotos de EVA, duas são mulheres. E tente irrita a Asuka pra você ver o que acontece!

10 – Porque o anime dá abertura para relacionamentos homoafetivos sem drama.




A homossexualidade está presente em Evangelion assim como todos os outros temas: bem encaixado, com profundidade e livre de stress! É tratado como qualquer outro assunto sem causar rebuliço (como vemos no Brasil, por exemplo, onde sempre há polêmica envolvida com esse tipo de casal) e numa trama onde o psicológico e o sentimental são essenciais, nada mais óbvio que a exploração de tais sentimentos, principalmente quando Kaoru aparece para bagunçar de vez a vida do Shinji.


11 – Porque apesar da falta de recursos o final totalmente psicológico da trama foi uma saída de mestre.



Fazer um anime sem muito dinheiro é complicado e no fim de tudo, só faltava dois episódios pra chegar no máximo estabelecido pelo orçamento e a história ainda estava no auge. O que fazer? Oras, só fazer a batalha final acontecer na cabeça do personagem principal. O que em outros animes seria impensável, em Evangelion caiu quase como uma luva, já que o psicológico sempre foi tão importante para a trama como todo o resto.

12 – E pra quem não acha isso, o diretor foi legal o suficiente pra fazer o filme The End Of Evangelion.




Tá certo que é puro fanservice, mas vai dizer que não foi legal haver mais um final, em um longa ainda. Pra quem não curtiu o fim, houve mais uma chance e pra quem curtiu, teve mais um final pra curtir de novo, porque a película também foi excelente.

13 – Porque a música de abertura é inesquecível!



Me lembro da emoção de ouvir bandas nos eventos otakus cantando essa música que é emblemática. Impossível não saber cantar ao menos o refrão.

14 – Porque Evangelion permanece assustadoramente atual e influenciou muitas obras que vieram depois.




Todos os temas tratados em Evangelion permanecem atuais, mesmo nós não estando mais no ano de 1999 prestes a entrar em um novo milênio. É uma obra relevante para o gênero.

15 – Porque o estúdio Gainax estava com problemas financeiros, mas isso fez com que Evangelion ganhasse a sua principal característica: a morbidez.



Este é meu motivo favorito: Evangelion teve um orçamento bem reduzido. Por esse motivo a animação apresenta cenas focadas em objetos ou parcialmente escuras enquanto os personagens conversam, pois assim era mais barato! Só que é justamente isso que deixou o anime com esse toque mais mórbido característico.
Por essas e outras é que Neon Genesis Evangelion permanece aclamado e amado por fãs de várias épocas como um clássico e um dos melhores animes já produzidos na terra do sol nascente.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos