20 CURIOSIDADES SOBRE J. R. R. TOLKIEN E O SENHOR DOS ANÉIS

00:08



John Ronald Reuel Tolkien, ou J. R. R. Tolkien, nasceu na África do Sul mas, devido a morte do pai, fixou residência no Reino Unido com a mãe e o irmão.
Seus pais nasceram na Grã-Bretanha, mas a família paterna era de origem saxônica (da Saxônia, Alemanha). O sobrenome Tolkien é um anglicismo de Tollkiehn (que, provavelmente significa temerário, imprudente).
Tolkien sempre foi fascinado pela linguística. Tanto que cursou a faculdade de Letras e se especializou em línguas. Trabalhou como professor de inglês e literatura na Universidade de Oxford.
Apesar de pertencer a uma família protestante, Tolkien era um católico fervoroso. Com a morte da mãe (ele tinha 13 anos na época), ele e o irmão passaram a ser criados e educados por um padre.

Tolkien lutou na Primeira Guerra Mundial. Durante o conflito, contraiu a chamada “febre das trincheiras”, uma infecção comum em locais sem as mínimas condições de higiene. O autor de O Senhor dos Anéis se recuperou da enfermidade na Inglaterra, para onde foi levado.
Também foi na guerra que ele começou a criar o esboço do que se tornaria o mundo dos hobbits, elfos, orcs e dragões – mundo que, mais tarde, daria origem aos livros O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.
Tolkien foi grande amigo de C.S. Lewis, criador do clássico As Crônicas de Nárnia.
Uma pesquisa feita em 1 996 em 200 lojas da Grã-Bretanha elegeu O Senhor dos Anéis como o melhor livro do século XX e O Hobbit como um dos 20 melhores. Desde a primeira edição, O Senhor dos Anéis vendeu 100 milhões de exemplares em mais de 35 idiomas.
Da música ao cinema, J.R.R. Tolkien foi um dos escritores que mais influenciaram a cultura de massas do século XX. Já existia um longa-metragem de animação sobre O Senhor dos Anéis bem antes da trilogia de Peter Jackson chegar aos cinemas. Com duas horas de duração, o filme foi produzido pelo britânico Ralph Bakshi em 1 978.

Na época em que O Hobbit foi lançado, oficiais nazistas enviaram uma carta a Tolkien exigindo que ele traduzisse a obra para o alemão e assumisse ser judeu. Tolkien não fez nem uma coisa nem outra. Em sua resposta, disse aos oficiais alemães que desejava que seus antepassados fossem judeus.
Diversos grupos, principalmente de hard rock e rock progressivo, fizeram músicas com referências aos livros, mundos e personagens do escritor. São eles; Jethro Tull, Cirith Ungol, Running Wild, Led Zeppelin, Blind Guardian, Rush e Marillion. A propósito, o nome da banda de rock progressivo Marillion foi inspirado no livro O Silmarillion.
Dirigida pelo neozelandês Peter Jackson, a saga O Senhor dos Anéis levou 18 meses (consecutivos, é bom frisar) para ser gravada. A produção foi dividida em três filmes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei.
Entre a pré-produção e a estreia nos cinemas, a trilogia ocupou sete anos da vida do diretor Peter Jackson. O script continha 400 páginas. Ao todo, O Senhor dos Anéis contou com o trabalho de 2 400 pessoas nas equipes técnicas e de criação.


Os atores que interpretaram os hobbits usaram cerca de 1 600 pares de pés. A produção também usou 300 perucas, 200 máscaras de orcs, 900 armaduras e quase 50 mil acessórios como machados, espadas e escudos.
Juntos, os filmes da trilogia O Senhor dos Anéis ganharam 17 Oscar: o primeiro levou quatro, o segundo ficou com dois e o terceiro ganhou 11. O Retorno do Rei ganhou o Oscar de melhor filme e igualou-se a Ben-Hur e Titanic em número de estatuetas.
O maior intérprete do vampiro Drácula nos cinemas foi o ator Christopher Lee, o Saruman de O Senhor dos Anéis e O ˙Hobbit. Intérprete do mago Gandalf, o ator Ian McKellen é também famoso por fazer o papel do vilão Magneto nos filmes dos X-Men.
O Senhor dos Anéis é uma sequência de O Hobbit. Toda a trama se passa depois que Bilbo encontra o anel de Sauron em O Hobbit.
A trilogia de filmes O Hobbit foi filmada entre 2 012 e 2014, também com direção de Peter Jackson. Ela é formada pelos seguintes filmes: Uma Jornada Inesperada, A Desolação de Smaug e A Batalha dos Cinco Exércitos.
Ao contrário da trilogia O Senhor dos Anéis, os filmes da série O Hobbit não alcançaram o mesmo sucesso de crítica e jamais conseguiram levar um Oscar da Academia de Hollywood.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos