5 CURIOSIDADES SOBRE A SALIVA QUE VOCÊ TALVEZ DESCONHEÇA

17:01

uspe, baba, saliva... Se pararmos para pensar, essa é mais uma das coisas não muito agradáveis que o nosso corpo produz, assim como meleca de nariz, remela, pum e cocô. No entanto, apesar de nojentinha, isso não significa que não existem várias curiosidades relacionadas à saliva e que não valem a pena conhecer.
Afinal, você sabia que esse fluido corporal é analgésico, contém bactérias do bem, é afrodisíaco e até comercializado ilegalmente? Assim, selecionamos 5 fatos interessantes sobre a saliva — a partir de um artigo publicado pelo pessoal do site ListVerse — e que podem surpreender você. Confira:

1 – Ela é afrodisíaca


Além de o ato de beijar estimular a liberação de dopamina, ocitocina e serotonina, que são substâncias relacionadas com os sentimentos de paixão, amor e desejo, estudos apontaram que a saliva masculina contém pequenas doses de testosterona, o que explicaria a preferência dos rapazes pelos longos beijos de língua.
Segundo os pesquisadores, o contato com a testosterona através da troca de beijos, ao longo de semanas e até meses inteiros, pode estimular a libido feminina, fazendo com que o desejo sexual delas aumente. Assim, inconscientemente, os rapazes estão tentando preparar suas parceiras para o ato sexual.

2 – Ela é analgésica



Pesquisadores do instituto Pasteur descobriram que a saliva é rica em uma substância chamada opiorfina, que, por sua vez, é um analgésico seis vezes mais poderoso do que a morfina. Além de ser mais eficiente, a opiorfina apresenta menos efeitos secundários e poderia, também, ter efeitos benéficos no tratamento de desordens mentais, como a depressão.

3 – Ela é dedo-duro



Pesquisadores descobriram que é possível determinar a idade de uma pessoa com relativa precisão através da análise da saliva. De acordo com cientistas, ao longo do tempo o DNA passa por um processo chamado “metilação”, que, devido a fatores externos, como a alimentação, vai ativando e desativando determinados genes.
Esse processo vai provocando alterações no nosso DNA conforme vamos envelhecendo, e o material genético presente na saliva também vai mudando com o passar do tempo. Com base nesse conhecimento, os pesquisadores realizaram diversos testes e conseguiram determinar a idade de voluntários com uma margem de erro de 5 anos. Portanto, se você costuma esconder a sua idade, não deixe que coletem a sua saliva para testes!

4 – Ela é ilegalmente comercializada



Pelo menos na África do Sul! A tuberculose afeta um grande número de pessoas no país, assim como a desnutrição e o vírus HIV. Assim, para dar uma forcinha aos doentes incapacitados de trabalhar, o governo criou uma ajuda financeira para amenizar a situação.
Acontece que o desemprego também é um problema na África do Sul, e muitos espertinhos começaram a comprar a saliva de doentes — por algo em torno de R$ 9 a R$ 20 por garrafa — para se passar por tuberculosos, burlar o governo e receber o auxílio também. Acredita?

5 – Ela pode reforçar a saúde de bebês


Você já deve ter visto a cena — com um pouco de nojinho — de pais que pegam as chupetas que os filhos derrubaram no chão, as levam até a boca, dão aquela chupada na sujeira e devolvem para os pimpolhos. Pois cientistas suecos descobriram que, dessa forma, bactérias presentes na saliva dos pais são transferidas para os filhos, inoculando as crianças contra algumas doenças e alergias.
Conforme explicaram, as bactérias presentes nos organismos dos pais já encararam mais do que uma infecção na vida e, ao serem transferidas para o microbioma dos filhos, dão uma reforçada no sistema imunológico dos pequenos. Portanto, da próxima vez que você presenciar papais limpando as chupetas dos filhos com a boca, não precisa mais morrer de nojo!

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos