Entenda a Diferença entre Mangá, Manhua e Manhwa

00:12

Adoramos conhecer novas histórias, uma das fontes mais usadas para isso são os quadrinhos, não são? Hoje eu irei falar, em nome do Kotatsu Redondo, sobre as grandes diferenças entre os três tipos de quadrinhos orientais: mangá, manhua e manhwa.
Todos os termos simbolizam em seus países de origem histórias em quadrinhos, assim, de forma genérica. Contudo, fora dos países de origem, esses termos representam o que há de singular nestes quadrinhos feitos em cada um deles, e é isto que vou falar agora; em ordem cronológica:

– Manhua: usado para se referir aos quadrinhos chineses atualmente, tem como grandes características um traço muito mais realista e serem totalmente coloridos e seu sentido de leitura é da direita para esquerda. Um grande exemplo bem conhecido é o Feng Shen Ji, ilustrado a cima. Uma curiosidade, os artistas de manhua são chamados de manhuajia.

– Mangá: usado para se referir aos quadrinhos japoneses, o termo surgiu como derivação de manhua; seus traços são muito variados, mas pode-se dizer que suas grandes características são os olhos maiores e mais expressivos, o uso de várias linhas para representar movimento/surpresa, serem publicados em preto e branco, com algumas vezes tendo as primeiras páginas coloridas como comemoração de algo e seu sentido de leitura da direita para esquerda, como os manhuas. É, sem dúvidas, o mais conhecido entre os três, e para ilustrar este tipo de obra, o clássico Fullmetal Alchemist é uma boa pedida. Os artistas de mangá são chamados de mangaká.

 Manhwa: usado para se referir aos quadrinhos coreanos, foi uma
derivação de manhua, não surgindo muito após o mangá; como grandes características, vale citar que os corpos são mais realistas, porém os rostos e olhos são mais cartunizados, além de não ter bem uma regra entre colorido e preto e branco (alguns são levemente coloridos, outros possuem cores mais fortes) e terem um sentido de leitura da esquerda para direita. Um exemplo, relativamente conhecido, é Witch Hunter. Os artistas de manhwa são chamados de manhwaga.

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos