Gaslighting 15 sinais de que você é vitima de abuso psicológico

14:39


VOCÊ SÓ PODE ESTAR LOUCA, ISSO NUNCA ACONTECEU
CUIDADO, VOCÊ ESTÁ DESCONTROLADA
ISSO É COISA DA SUA CABEÇA
Se o seu companheiro fala com frequência uma dessas frases ou coisas semelhantes, se você duvida da sua percepção diante dos fatos e da sua sanidade mental, cuidado, você pode estar sendo vítima de abuso emocional, também conhecido como gaslighting.
Gaslighting é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade. O termo vem de 1938, da peça Gas Light, em que um marido tenta deixar sua mulher louca diminuindo todas as luzes (que funcionavam a gás) da sua casa e então negando que a luz tenha mudado quando a sua esposa aponta a diferença. É uma forma muito eficaz de abuso emocional que faz com que a vítima questione seus próprios sentimentos, instintos e sanidade, o que dá ao parceiro abusivo muito poder. Uma vez que o parceiro abusivo tenha conseguido fazer a vítima perder a habilidade de confiar em suas próprias percepções, passa a ser muito mais provável que ela permaneça no relacionamento abusivo.
Geralmente, o abuso emocional acontece de forma gradual e sem que a vítima perceba. Com o passar do tempo, esses padrões abusivos aumentam, fazendo com que a vítima se torne cada vez mais dependente da relação e muitas vezes se isole de amigos e familiares. O abusador utiliza de técnicas que vão desde a negação dos fatos, como “eu não quero ouvir de novo” ou “nada disso aconteceu”, passando pela banalização dos sentimentos da vítima “nossa, como você é exagerada” e “não é motivo para tanto”. O gaslighting tem consequências desastrosas na vida da pessoa abusada e podem gerar problemas sérios como depressão, isolamento, ansiedade e confusão mental.
Segundo o grupo Livre de Abuso – criado para ajudar, orientar e acolher vítimas de vários tipos de abuso – para superar o gaslighting, é importante começar a reconhecer os sinais e eventualmente aprender a confiar em si mesma de novo. De acordo com o autor e psicanalista Robin Stern, os sinais de que você está sendo vítima de gaslighting incluem:
1- Você duvida de você mesmo constantemente.
2- Eu sou sensível demais? 
3- Você sempre se sente confusa ou até mesmo maluca.
4- Você está sempre pedindo desculpas ao seu parceiro.
5- Você não entende o porque, mesmo com tantas coisas boas na sua vida, você não se sente mais feliz.
6- Você frequentemente cria desculpas para justificar o comportamento do sue parceiro pra sua família e amigos. (ou até para si mesmo.)
7- Você tende a esconder informações de seus amigos e familiares para que não tenha que explica-las ou cobri-las com desculpas. 
8- Você começa a mentir pra evitar as distorções da realidade.
9- Você sabe que tem algo muito errado, mas não consegue expressar isso, nem pra si mesmo. 
10- Você tem dificuldade pra tomar decisões fáceis.
11- Você se sente desesperançoso e desanimado.
12- Você sente que não pode fazer nada corretamente ou bem feito.
13- Está sempre pra baixo e pensativa, mantendo seus pensamentos para fora da realidade. 
14- Você sente que costumava ser uma pessoa mais divertida, confiante. E possuiu boas lembranças, mas que por alguma razão apenas faz disso recordações. 
15- Você chega ao ponto de se perguntar: "eu sou mesmo uma boa parceira"

You Might Also Like

0 comentários

Mais Lidas

Postagem em destaque

porque você precisa ver Liv Ullman em tela pra ontem

Liv começou sua carreira no teatro com alguns bons personagens em ótimas peças e não demorou pra que Ingmar Bergman, um dos diretores de cin...

Posts mais vistos